Edição 2013

O II Salão Xumucuís de Arte Digital, uma idealização e produção do blog Xumucuís (http://xumucuis.wordpress.com/), contemplado no edital no edital Conexão Artes Visuais / Funarte/MINC/ Petrobras Edição 2012, aconteceu em Belém do Pará, entre os dias 25 de Janeiro, abertura do Edital de Convocação, e o dia 23 de Maio, encerramento da exposição Hiper_Espaço 01 na Galeria do MABEU/CCBEU. Foram 04 meses de atividades, duas exposições, um bate-papo, um ciclo de oficina, falas e mesas, e uma mostra de videoarte.

Foram premiados os trabalhos JUKEBOX da paulista Lea Van Steen, em primeiro lugar, EUFÊMERO do paraense Lucas Gouvêa, em segundo, e PANORAMAS DEL SUR de Nacho Durán, espanhol radicado em Goíás, com o terceiro lugar.

Foram selecionados para a exposição os seguintes artistas: Andrei Thomaz (SP), Bruno Costa (PR), Cláudia Zimmer / Fabiola Scaranto (SC), Coletivo Hyenas (RJ), Diogo Brozoski (RJ), Daniel Duda (PR), Eduardo Montelli (RS), Ellen Nunes (SP), Giuliano Giagheddu (RJ), Hol (MG), Joao Paulo Racy (RJ), Junior Suci (SP), Lea Van Steen (SP), Lugas Gouvêa  (PA), Marcelo Armani (RS), Nacho Durán (GO), Neuton Chagas (PA), Ramon Reis (PA), Shima (MG) e Viviane Vallades (SP).

HIPER_ESPAÇO 01 – EXPOSIÇÃO

 O Hiper_Espaço 01, a exposição na Galeria CCBEU, onde o projeto foi selecionado no edital de pautas, teve a abertura no dia 25 de Março de 2013 às 19h30, com visitação de 26 de Março a 23 de Maio, com artistas selecionados e os convidados Armando Queiroz, Cinthya Marques, Daniel Silva, Débora Flor, Evna Moura e Renata Rodrigues, todos artistas visuais paraenses.

HIPER_ESPAÇO 02 – EXPOSIÇÃO

 No Museu do Estado do Pará, do Sistema Integrado de Museus da Secretaria de cultura, que também selecionou o projeto no seu edital de pautas. O Hiper_Espaço 02 ocupou as salas de exposição temporárias Antonio Parreiras e Manoel Pastana. Abertura aconteceu dia 11 de Abril de 2013 (quinta-feira) com visitação de 12 de Abril a 05 de Maio. A segunda exposição teve como artistas convidados Ruma, Orlando Maneschy e Rodrigo Sabbá, e também o projeto Dossiê: por uma cartografia crítica da Amazônia com uma instalação.

HIPER_ESPAÇO 03 – AÇÕES FORMATIVAS

Realizado no dia 12 de Abril de 2012, em parceria com a Galeria Gotazkaen, foi realizado o primeiro evento do Hiper_Espaço 03 do II Salão Xumucuís de Arte Digital. Os artistas multimídia Henrique Roscoe (HOL) e Lea Van Steen que relataram suas experiências em criação artística em plataforma digital e  debateram com os presentes. Henrique falou sobre o gamearte Ponto, selecionado pelo Salão, onde experimenta a criação de um video-game autoral, propondo uma reflexão sobre o mundo, no jogo arte não há vencedor e sim testemunhas de uma imersão digital. Lea é uma experiente profissional do audiovisual que cria com seus video-objetos e instalações experiências sensoriais em múltiplas plataformas, sua Jukebox foi o primeiro prêmio no Salão.

Dias 06 e 07 De maio, das 9h ao 12h foi realizada a oficina POÉTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO: VIDEOARTE COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA E CRÍTICA, onde foi abordada a história do surgimento da videoarte, sua contribuição como nova linguagem artística e foi ministrada por SISSA ANELEH, realizadora audiovisual e mestre em Artes com pesquisa acadêmica na área de arte visuais e multimídia.

No dia 06 às 19h ouve uma sessão de falas relativas a arte digital, ciberarte e convergências com os pesquisadores Gil Vieira e Thiago Azevedo e o curador do salão Ramiro Quaresma. “Ciberespaço, Arte e Territorialidade” foi o tema de Gil Vieira e Thyago Azevedo na sua fala “Imagem e Memória: um estudo sobre a fotografia no Instagram” aborda a questão da fotografia nas redes sociais. Ramiro Quaresma fez um relato de suas experiências em curadoria dos dois Salões Xumucuís de Arte Digital e o Panorama da Arte Digital no Pará. (anexo página 16).

Foram realizadas duas mesas de discussão nos dias 07 e 08 de Abril, a primeira, no dia 07 às 19h, “Artes Visuais e Novas Mídias” com os artistas selecionados e convidados do Salão, Armando Queiroz, Cinthya Marques, Débora Flor, Evna Moura, Ramon Reis e Renata Rodrigues, onde foram abordadas questões do processo de criação de suas obras, e no dia 08, também as 19h, os artistas e pesquisadores do projeto Dossiê: Por uma Cartografia Crítica da Amazônia participaram da mesa “Cartografia da Arte e Tecnologia na Amazônia”.

hiper_espaco 04 videodrome

HIPER_ESPAÇO 04 – VIDEODROME

   O Videodrome: Mostra de Arte Digital em Espaços Públicos é nosso Hiper_Espaço 04, e tem como objetivo de democratizar a fruição da arte digital e atingir novos públicos. Artistas visuais que participaram do I e II Salão e do Panorama da Arte Digital no Pará foram convidados a experimentar a exibição de videoarte nas paredes da cidade. Em uma parceria com o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e o Museu da Imagem e do Som, exibimos vídeoartes dos artistas Alberto Bitar, Armando Queiroz, Coletivo Ío, Diego de los Campos, Diogo Brozoski, Eduardo Montelli, João Paulo Racy, João Penoni, Lea van Steen, Lucas Gouvêa, Melissa Barbery, Shima, Vj Rodrigo Sabbá e Vitor Lima, das 19 às 22h no paredão lateral do píer das Onze Janelas.

Idealização e Curadoria Ramiro Quaresma / Coordenação Geral Deyse Marinho / Design de Exposição Deyse Marinho e Ramiro Quaresma / Membro da Comissão de Seleção e Premiação Roberta Carvalho  / Montagem Xumucuís, equipe MABEU e equipe SIM / Assistente Multimídia Rodrigo Sabbá / Assistente de Montagem Pedro Vianna / Assistente de Produção Narjara Oliveira / Audiovisual Mosaico HD / Tecnologia Sol Informática

Um pensamento sobre “Edição 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s