III Salão Xumucuís de Arte Digital / Intervenções e Ações Formativas

Acoes Formativas III Salao

A abertura da terceira edição do Salão Xumucuís de Arte Digital, no dia 25 de Março no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas foi o início das ações de exposição, intervenção, formação e discussão do projeto, que se consolida entre o circuito da arte contemporânea em interface digital no Pará e no Brasil. Nesta semana serão realizadas as intervenções propostas por artistas no espaço urbano de Belém e entre os dias 08 e 10 de Abril as oficinas e as mesas de debate com os artistas participantes.

MÍDIAS SELVAGENS

Entre as intervenções estão o projeto “Zonas: Paisagens em Rede” de Cássia Correa Pereira, Marcelo Roberto Gobatto e Roger Neves Machado, do Rio Grande do Sul, que propõe a criação de uma interface audiovisual que conecte em tempo real dois espaços públicos – um ao sul e outro ao norte do país, ligando o Mercado Municipal de Rio Grande ao Mercado de Carne no Ver-O-Peso (quinta-feira, 03 de Abril às 07h) . O videomaker Diego de Los Campos (SP) ocupa com seus videoarte televisores em vitrines de lojas da área do Comércio e lá também a arte sonora “Embate” de Otávio Carvalho (RJ) utilizará as bocas-de-ferro pra propor uma discussão sobre forma e conteúdo na arte contemporânea. O artista paraense Leo Venturieri fará a performance multisensorial “Mesmerismo” no Solar da Beira na quinta-feira (03 de Abril às 18h). Segundo o curador Ramiro Quaresma o tema Mídias Selvagens proposto pelo edital/manifesto repercutiu positivamente no perfil das propostas artísticas, onde a tecnologia amplia a potência das poéticas em plataforma digital. Os artistas premiados serão conhecidos na Sexta-feira (04 de Abril) no site https://salaoxumucuisdeartedigital.wordpress.com/.

Midia Ninja

DISPOSITIVO #02 / AÇÕES FORMATIVAS

As ações formativas do projeto serão realizadas no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e terão início dia 08 de Abril com os workshops de “Midialivrismo” ministrada por integrantes da Mídia Ninja, no dia 09 “Introdução ao Vjing e Mapping” com Rodrigo Sabbá, VJ e coordenador multimídia do Salão, e no dia 10 o curador e idealizador do Salão ministra o workshop “Princípios da Curadoria em Arte e Tecnologia”, sempre as 14h com limite de 20 participantes. As mesas de debate acontecem às 18h30 na varanda do Onze Janelas, na terça (08/04) “Cultura Digital na Amazônia: No País do Marco Civil” com os integrantes da Mídia NINJA e convidados. Na quarta (09/04) “Formação em Artes Visuais” com Armando Queiroz, que presidiu a comissão de seleção do Salão, e os artistas selecionados Evna Moura, Hugo Nascimento, Matheus Aguiar e Lou Amancio. E fechando o ciclo na quinta (10/04) o crítico e pesquisador Gil Vieira com os artistas John Fletcher, Vanja Von Seck e Leonardo Venturieri debatem “Interfaces Digitais na Arte Contemporânea”. Todas as mesas de debate tem entrada franca e emissão de certificados.

De acordo com os idealizadores do Salão as ações formativas são tão importantes quanto a exposição pois compartilham conhecimentos com as novas gerações e propõem uma discussão do espaço da arte e tecnologia dentro do sistema da arte contemporânea. É também uma oportunidade de visitação da exposição à noite onde ela ganha uma nova dimensão. A exposição que ficaria aberta até 06 de Abril prorroga suas visitações até o dia 13 de Abril (Domingo).

As intervenções e ações formativas do III Salão Xumucuís de Arte Digital são uma realização do blog Xumucuís, com curadoria de Ramiro Quaresma e Coordenação Geral de Deyse Marinho, parceria da Casa Fora do Eixo Amazônia e Tribal/Vjing e Mapping, apoio institucional Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, tecnologia da Sol Informática, com apoio cultural do instituto Oi Futuro e patrocínio Oi. 

Serviço:

Exposição

Prorrogada a visitação da exposição até 13/04 (Domingo), Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Workshops

Midialivrismo-LabNinjacom Mídia Ninja, 08/04 das 14 às 18.

Introdução ao Vjing e Mapping” com Rodrigo Sabbá, 09/04 das 14 às 18.

Princípios da Curadoria em Arte e Tecnologia com Ramiro Quaresma, 11/04 das 14 às 18.

Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Emissão de certificados.

Mesas de Debate

“Cultura Digital na Amazônia: No País do Marco Civil”, com Mídia NINJA e convidados, 08/04 às 18h30

Formação Artística em Tecnologia com mediação de Armando Queiroz, e dos artistas selecionados Evna Moura, Hugo Nascimento, Matheus Aguiar e Lou Amancio, 09/04 às 18h30

Interfaces Digitais na Arte Contemporânea” com mediação de Ramiro Quaresma e dos artistas selecionados John Fletcher, Melissa Barbery, Leonardo Venturieri e Vanja Von Seck, 10/04 às 18h30

Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Emissão de certificados.

Informações e inscrições

xumucuis@gmail.com / facebook.com/xumucuis

Anúncios

Um pensamento sobre “III Salão Xumucuís de Arte Digital / Intervenções e Ações Formativas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s